Thursday, January 17, 2008

Perguntas e respostas (de Halem de Souza a Roy Frenkiel sobre o texto passado, nos comentários.)

Roy, mas e se uma onda ultraconservadora começar a crescer na eleição dos EUA?


Na verdade, Halém, como ocorreu com Bush e antes dele com seu pai, acredito que sempre que elegem um republicano a intenção é essa. Então na verdade você pergunta o que aconteceria se ocorresse novamente o que já tem ocorrido desde 2000. O direcionamento de Bush em sua filosofia conservadora, ao contrário do que verdadeiramente deveria significar, é prejudicial como foi o de seu pai. Reagan foi louvado, mas sua época era outra.

No fim das contas, o que ocorre é que republicanos tiram o governo da reta dos serviços sociais, mas acabam gastando muito mais do que democratas em outras áreas. Apenas uma delas é a guerra no Iraque, cujos candidatos democratas todos são contrários e querem acabar com a mesma assim que entrem na Casa-Branca, o que também sabem ser um sonho, mesmo não deixando de vendê-lo. Mas na era de Bush foram passadas leis liberando verbas a pesquisas de células-tronco embrionárias, e Bush vetou. Passaram no Senado uma lei que financie seguro de saúde a milhões de crianças que não se aplicam à tarifa (baixíssima e impossível de se viver com ela) do salário mínimo para serem consideradas pobres, e que mesmo assim não têm como manter um seguro. Bush a vetou, e autorizou uma parcela pequena do prometido pelo Senado. Outra atitude famosa foi sua mudança da constituição, quando a emendou dificultando a estados que possam legitimar, pela lei do país, a união entre pessoas do mesmo sexo. Esses oito anos foram o cúmulo do hipócrita conservadorismo, Halém. Pior do que está ainda pode ficar, se é essa sua pergunta.


Mas, ao que parece, os republicanos estão a reboque nessas eleições, não é?



Muitíssimo, Halém. Os republicanos estão assim:

Iowa: Venceu Mike Huckabee.
Nem Hampshire: Venceu John McCain.
Michigan: Venceu Mitt Romney.

Todos os candidatos republicanos odeiam Romney, tanto pelo dinheiro que tem, mas por sua atitude dita arrogante. Os conservadores divergem muito de John McCain para que ele consolide a base republicana, e Mike Huckabee ainda não se firmou, mas talvez fosse o mais identificável ao seu eleitorado comum.

Vencendo cada um em cada estado, não há ninguém com verdadeira vantagem nas pesquisas.

De acordo com as pesquisas da CNN, Barack Obama, Hillary Clinton e mesmo John Edwards, ainda muito atrás dos dois principais concorrentes democratas, vencem de lavada a John McCain, Mitt Romney e Mike Huckabee por enquanto.


Huckabee parece preencher uma lacuna importante para certa fatia do eleitorado norte-americano, aquela que nos filmes passados aqui, faz questão de jantar juntos, em família, no dia de ação de graças. Estou errado?

Halém, infelizmente, você está certíssimo.

No comments: