Wednesday, January 30, 2008

McCain, Coroado

John McCain, o ex-prisioneiro de guerra no Vietnã, venceu Mitt Romney ontem por aproximadamente cinco pontos percentuais (36-31) na essencial preliminar republicana da Flórida.

As preliminares da Flórida, geralmente mantidas em Março e antecipadas esse ano para o 29 de Janeiro, sempre decidiram quem seria o candidato republicano nomeado. Para os democratas, a decisão do estado sulista também foi sempre de bom peso para a nomeação final do partido. A penalização deveu-se justamente pelo fato de que a temporada dos “caucuses” e preliminares, à escolha do próximo candidato presidencial de cada partido, não deveria ter início até o 5 de Fevereiro.

Nesse ano, apenas os republicanos venceram seus representantes - ou a metade do que normalmente venceriam. Democratas se comprometeram a não trazer suas campanhas ao estado, e o partido retirou seus representantes do jogo fazendo com que o voto apenas constasse como um concurso de popularidade. Portanto, a vitória de Hillary Clinton por aproximadamente 51-33 por cento contra Barack Obama, não deveria valer absolutamente nada.


Republicanos


John McCain perdeu em número de eleitores sócio-conservadores, mas venceu em todas as camadas de republicanos auto-denominados “moderados”. Também venceu na comunidade latina, com o apoio do prefeito de Miami, Mel Martinez, e o governador da Flórida, Charlie Crist. Levou a maioria do voto dos veteranos de guerra, e o voto dos idosos. Em quase todos os ângulos vistos, McCain surrupiou o estado da Flórida. Até mesmo em evangélicos, o pré-candidato republicano conseguiu sair-se na frente de seu maior rival, Mitt Romney, mesmo que por apenas um ponto percentual.

Rudy Giualini, que atuou sozinho em suas campanhas na Flórida enquanto os demais candidatos se preocupavam com as menores preliminares e “caucuses”, chegou em um distante terceiro lugar seguido de Mike Huckabee. Sua campanha foi de tamanho fracasso, que fontes confiáveis já anunciaram o que se espera da tarde de hoje:
Giuliani deve anunciar sua desistência da corrida à presidência na Biblioteca de Ronald Reagan, onde ocorrerá o debate republicano hoje, transmitido pela CNN. Não só isso, como aparentemente tem tudo para endossar McCain em sua campanha, o que outorgaria ao mesmo um poder ainda maior do que a vitória no mais controverso e complexo estado para o GOP.

Mike Huckabee, que enquanto concorre rouba votos de Mitt Romney e facilita a eleição de McCain, pode decidir, segundo analistas políticos, dependendo de seus resultados na da Super Terça-Feira (dia em que 22 estados manterão “caucuses” e preliminares), ingressar no bilhete de McCain como vice-presidente. Ao que tudo indica, McCain foi coroado, e será o próximo candidato à presidência pelo partido republicano.

A curiosidade é que McCain não prometeu melhores ou mais empregos, e sim uma recessão. “Prometeu” mais guerras, dizendo que os conflitos apenas começaram, e na disputa contra Romney, um empresário de renome, disse que não entendia muito sobre economia, que esse não era seu forte. Mesmo assim, aparentemente, depois do fracasso de Rudy Giualini, que há um ano atrás era o mais elegível dos republicanos, McCain tornou-se o único a atrair uma boa base de apoio de seu partido.


Democratas


Hillary vence, mas não recebe representantes à calculadora do vitorioso. No entanto, desde o final de semana, enquanto Bill Clinton fazia campanhas no estado em seu nome, Hillary decidiu que lutará para que sua vitória conte, e que seus representantes sejam trazidos de volta à Flórida.

Barack Obama, que perdeu com uma margem de 17-18 por cento em um estado que não visitou e no qual não fez campanha, diz que a vitória não significa nada, e que esse era o acordo de todos os pré-candidatos e o partido Democrata.

John Edwards continua seguindo seu próprio curso, e se continua, seus motivos não são uma possível candidatura, mas sim continuar equilibrando os votos de seus adversários, e poder garantir alguma posição na futura administração presidencial em troca de seu apoio.

Na Quinta-Feira, a CNN hospedará o debate democrata no Kodak Studio, em Los Angeles. Na próxima Terça-Feira, 22 estados escolherão seus candidatos republicano e democrata.

RF

No comments: