Tuesday, January 15, 2008

Efeito Michigan e Florida

Que de Comum

O que o estado da Flórida e o estado de Michigan têm em comum? Essa é uma pergunta à qual todos os que acompanham o movimento político atual têm a resposta.

Hoje, Michigan vota a escolher, por sua vez, qual candidato melhor representa cada partido. Disse “cada” partido? Pois é justamente aí que está enterrado o cão. Michigan geralmente não vota tão cedo, e a preliminar da Flórida é comumente realizada em Março. O partido Democrata resolveu então punir ambos estados por antecipar o processo, retirando potenciais representantes governamentais, o que basicamente torna ambas preliminares “café-com-leite” para candidatos democratas.

De modo parecido ao que ocorre nas próprias eleições presidenciais adiante neste ano, o candidato vitorioso é o que, ao ganhar mais votos em distritos, prefeituras e condados, vence um número específico de potenciais representantes, que aumenta de acordo com a demografia da região e eventualmente torna o candidato mais influente. Sem os chamados “delegates”, o partido Democrata não acresce nem perde absolutamente nada em Michigan, nem na Flórida nessas eleições.

Contudo, a corrida apertada, sem folga alguma, entre dois candidatos democratas e ao menos três republicanos, faz com que cada estado conte. Talvez Rudy Giuliani, ex-prefeito de New York, não pense assim e faz sua campanha apenas na Flórida - estilo similar ao que fez em sua cidade, não procurando votos da comunidade negra dizendo que sabia não ter a menor chance com os mesmos – ignorando os menores estados. Não consigo enxergar essa estratégia sem escrever que Giuliani considera menores estados “menos importantes.” Mas, isso já é uma equação que justamente por sua escolha, ainda jaz irrelevante.

Na Flórida, os nomes de todos os candidatos democratas estarão nas urnas, e eleitores democratas já sinalizam o intuito de eleger, valendo ou não, o candidato predileto. Em Michigan, apenas o nome de Clinton se encontra nas urnas, o que diz pouco, se é que diz alguma coisa, seja qual for o resultado.

Portanto, apenas republicanos têm a arriscar nas preliminares de hoje. De acordo com o último resultado do “Poll of Polls”, ou “pesquisa das pesquisas”, divulgado ontem na CNN, John McCain vence como já venceu, concretamente, em Michigan. Mike Huckabee e Mitt Romney parecem desempatados a favor de Huckabee. E o que isso quer dizer a quem, como eu, apenas espia de longe?

Dinheiro, pra que dinheiro?

Romney foi a pessoa que mais investiu em suas campanhas. Michigan é seu estado natal, mas conforme argumenta McCain, seu adversário saiu daquela terra “praticamente quando nasceu.”

McCain traz uma campanha que admite que os empregos da indústria automobilística de Michigan jamais voltarão (globalização + multinacionais = empresas que se mudam para onde melhor convém, e levam os impostos que traziam e os empregos que geravam consigo) ao estado, mas que novos investimentos devem trazer melhor prosperidade à região de grande massa trabalhadora. Romney diz que se preocupa pessoalmente por Michigan, e que não admite o pessimismo de seu rival. Realismo contra pessimismo... Entendem porque aqui também é “show-business”?

Mas Romney perdeu em Iowa, e perdeu em New Hampshire, e se venceu no quase insignificante “caucus” em Wyoming, a vitória significa justamente isso, insignificante. Isso põe a situação de Romney, segundo analistas políticos da mídia “mainstream”, em delicados lençóis. Caso perca em Michigan, o “primeiro grande estado” das preliminares, perde o incentivo do momento, a popularidade que a mídia oferece a quem é dissecado por suas luzes. E se perde tamanho incentivo, alguém que já não era conhecido e que não poupou esforços econômicos para sê-lo, chega à Flórida com muito dinheiro gasto e poucos resultados a mostrar.

Aqui vemos outro ponto em comum entre a republicana preliminar de Michigan e a republicana preliminar da Flórida. Para os republicanos, representantes governamentais estão em jogo. Para os democratas, o mesmo incentivo que Romney não pode perder em Michigan se quiser vencer a Flórida, pode elevar o nome dos candidatos a concorrer em 22 estados (24 para republicanos) no dia 5 de Fevereiro, a “Super Terça-Feira.”

Next comes Next

Neste final de semana(South Carolina escolherá seus representantes republicanos. Concomitante, o "caucus" de Nevada deve escolher o preferido de cada partido, e logo chegará a Flórida no dia 29 desse mês. Democratas concorrem em South Carolina no final de semana seguinte.

RF

No comments: