Wednesday, January 16, 2008

Correções e Vitorioso em Michigan

No texto anterior, escrevi que Nevada será o estado da próxima preliminar, mas me enganei. A próxima preliminar, também apenas republicana, será no Sábado em South Carolina, ao lado “caucus” misto que será em Nevada, estado da pecaminosa cidade de Las Vegas. Democratas votam em South Carolina na semana que vem.

John McCain, senador do Arizona, liderava na maioria das pesquisas, mas eleitores conservadores não se identificaram com McCain em assuntos como a imigração e o pessimismo (realismo?) do candidato mais maduro em relação aos empregos (automobilísticos, em grande parte) perdidos no estado de Michigan.

Mitt Romney, que precisava vencer, venceu de fato, e por uma grande margem. Isso significa não só que eleitores republicanos preferem o “mormon”, mas evangelistas – influente grupo conservador nos Estados Unidos – também preferem votar em um candidato de diferente religião. Acreditar em um deus, portanto, é ainda essencial para um potencial presidente do país.

Independentes e democratas também votaram, mas ao contrário do Michigan que elegeu McCain contra George Bush, dessa vez votaram em minoria, e não pesaram tanto quanto pesariam a McCain. De acordo com o analista político da CNN, William Schneider, independentes ainda votaram em McCain, mas no fim, o estado natal de Mitt Romney acrescentado ao histórico de seu pai como governador e o atrito de McCain em alguns assuntos vitais com o forte grupo conservador do partido foram os fatores mais importantes na vitória do milionário de Michigan.

Hillary Clinton ficou com mais de 50% dos votos do estado, com pouco mais ou menos de 50% de pessoas descomprometidas pela ausência nas urnas dos nomes de Barack Obama e John Edwards. Os persistentes e insistentes e até mesmo irritantes Mike Gravel e David Kucinich também levaram de seus votos, mas nenhum representante governamental foi ganho pela punição – ao meu ver ilógica – do partido Democrata pelas eleições antecipadas. Os republicanos apenas retiraram metade de seus representantes do estado.

Por hoje é só. A seguir, a saga do “Artista Chorão” em três partes, e a análise da corrida que segue em South Carolina para o pessoal do GOP (Partido Republicano).

RF

No comments: