Wednesday, February 06, 2008

Vencedores, Perdedores e Empatados

Às sombras da descomunal Super-Terça-Feira, esse escritor que vos relata do estado quase vermelho da Flórida mal consegue se manter em pé. A jornada assistindo e lendo os artigos desse dia de megas-primárias e “caucuses” me deixou com olheiras e hálito malodoro. Entre números, porcentagens e nomes de estados, qualquer pessoa pode se perder. Até Norman Mailer ficaria confuso, e certamente intrigado pelas novidades de 2008. Liguem-se, pois.

A seguir, uma análise generalizada da situação de democratas e republicanos depois de uma “Super-Tuesday” que deveria ser decisiva, mas deixou algumas respostas em branco.

Antes de anunciar quem venceu qual estado, considerem os seguintes dados.

Número de delegados necessários à vitória

Democratas: 2.025.
Republicanos: 1.191.

Delegados disponíveis nos estados da Super Tuesday

Democratas: 1.678. Mínimo de delagados para a vitória: 840.
Republicanos: 819. Mínimo de delegados para a vitória: 411.


Democratas, os Empatados

Um dos exemplos de como essa “Super-Tuesday” foi diferente de todas as demais é o estado da Califórnia, que concorreu cedo esse ano em comparação ao papel menos importante que tinha ao concorrer mais adiante no calendário em primárias anteriores. Depois da Flórida (que ainda pode contar retroativamente) e a Geórgia, a Califórnia é um dos maiores estados, e mais ricos em delegados. Foi o maior prêmio do 5 de Fevereiro, com 370 delegados em jogo.

Outro interessante aspecto é a posição atual dos dois candidatos democratas em comparação ao recente passado. A previsão era de que Barack Obama venceria mais delegados, e Hillary Clinton levaria mais estados. Contudo, Obama ganha nessas primárias, ao meu ver mais do que Clinton, por levar não só mais delegados, mas também mais estados:


Barack Obama - Total de 765 delegados.

Delegados vencidos na “Super Tuesday”, de acordo com projeções da MSNBC: 596. (O New York Times não conta os delegados até que não haja seleção oficial.)

Estados Vencidos: Alabama, Colorado, Connecticut, Delaware, Geórgia, Idaho, Illinois, Minnesota, Missouri, Nem Mexico (empate técnico por enquanto), North Dakota e Utah.

A maior vitória: A Geórgia, por ser o maior dos estados de Obama, recebe maior importância tanto pelo número de delegados vencidos quanto pelo voto da população sulenha, de grande porcentagem negra.

A maior derrota: O estado da Califórnia pode ser considerado como crucial para Barack Obama, que conseguiu diminuir sua diferença no estado, mas que ainda chegou em um relativamente distante segundo lugar. Contudo, não liderava na maioria das pesquisas, desde que começaram a ser reproduzidas no ano passado.

O estado de Massachussets também fez a campanha de Obama sentir o peso da influência de Clinton, apesar de que não liderava nas pesquisas. O motivo principal é o apoio que recebeu dos locais: John Kerry e Teddy Kennedy, para começar.

A vitória mais emocionante: As primárias de Connecticut manteram-se virtualmente empatadas até mais da metade da contagem dos votos. Ora Obama vencia, ora Clinton, para terminar em apertada vantagem ao senador de Illinois.

A mais óbvia vitória: Illinois, o estado em que é senador, e ao qual chama de “casa” quando nele discursa.


Hillary Clinton - Total de 845 delegados.

Número de delegados vencidos segundo projeções da MSNBC (O New York Times não divulga projeções): 543.

Estados Vencidos: Arizona, Arkansas, Califórnia, Massachussets, New Jersey, New York, Oklahoma e Tennessee.

A maior vitória: A Califórnia, indubitavelmente, dá a Clinton uma boa margem sobre Obama na única categoria que o jovem senador encontra dificuldades: Latino-Americanos. Por motivos sócio-culturais (alguns mais óbvios, outros mais chocantes) os latinos tendem a apoiar Clinton.

Vencer Massachussets foi provar que Obama, mesmo endossado pelos Kennedy e por John Kerry, não conseguiu derrotar Clinton.

A maior derrota: Tendo conseguido os dois estados da “trindade” New York, New Jersey e Connecticut, Clinton viu o último escorregando da ponta de seus dedos, e não conseguiu a coroação final do corredor.

A vitória mais emocionante: A Califórnia, sem dúvida alguma, emociona Clinton o suficiente.

A vitória mais óbvia: New York (logo New Jersey), por ser o estado em que foi eleita senadora, e o estado de seu nascimento e sua moradia em juventude.


Republicanos, Vencedores, Perdedores e um Empatado

A maior complicação do lado republicano é a permanência de Mike Huckabee como pré-candidato e dura concorrência. Tendo vencido alguns estados da “Super-Tuesday”, e podendo vencer algum dos que ainda virão em Fevereiro, Março e Maio, Huckabee tira votos de Mitt Romney dos verdadeiros conservadores republicanos, os afiliados, os que não permitem posições duvidosas. Romney, conhecido como “vira-casaca” e desprezado por seu dinheiro e auto-financiamento da campanha, perde o voto de confiança que os mais conservadores temem dar a John McCain por sua oposição aos cortes de impostos de Bush (o único republicano concorrendo a contrariar o corte) e sua posição em relação a uma efetiva política imigratória, negociação que republicanos se recusam a fazer.

Algo posso afirmar de “dedos cheios”, no entanto: Se Ron Paul, por mais que o admire e respeite, permanecer na corrida, algum problema psicológico ele deve ter. Sequer falarei de seus ganhos e perdas. Ele termina como o maior perdedor republicano, tendo conquistado uma projeção de apenas nove delegados.

Já McCain, que poderia ter selado sua vitória na “Super Tuesday”, vê que ainda existe resistência e competição da parte de Romney. Contudo, vencendo a Califórnia, sua nomeação é a mais provável.


John McCain, o Vencedor - Total de 613 delegados.

Número de delegados vencidos segundo o Wall Street Journal: 487.

Estados Vencidos: Arizona, Califórnia, Connecticut, Delaware, Illinois, Missouri, New Jersey, New York e Oklahoma.

A maior vitória: A Califórnia, para os republicanos, é um estado que oferece todos os delegados disponíveis ao vitorioso. Portanto, vencendo a Califórnia McCain garante o papel de grande vencedor das primárias da “Super-Tuesday”.

A maior derrota: Os estados do sul, para McCain, representam maior importância pela essência de seu partido. Estados como Delaware, Illinois, New York e New Jersey, sem contar na Califórnia como potencial “vira-casaca”, são estados azuis, ou seja, democratas, onde em eleições gerais raramente são escolhidos republicanos. Tendo perdido no Alabama, em Arkansas, na Geórgia e em West Virginia, McCain segue sendo um forte candidato, mas não “o candidato” republicano.

A vitória mais emocionante: A Califórnia, bem como para os democratas, carrega o maior peso para os democratas, e pode selar a nomeação de McCain.

A vitória mais óbvia: Para McCain não há vitórias necessariamente óbvias.


Mitt Romney, o Perdedor - Total de 269 delegados.

Número de delagados vencidos segundo o Wall Street Journal: 176.

Estados Vencidos: Colorado, Massachussets, Minnesota, Montana, North Dakota e Utah.

A maior vitória: Romney perdeu a chance de ter uma maior vitória. Nenhum dos estados vencidos tem mais peso do que os estados de Huckabee. Portanto, talvez o fato de ter ganho mais delegados do que Huckabee seja sua maior vitória.

A maior derrota: Nenhuma outra primária significaria tanto para Romney como a de Califórnia, a qual perdeu, o que torna sua nomeação cada vez menos provável.

A vitória mais emocionante: Seria a Califórnia, mas os demais estados sempre o pertenceram, de modo ou outro.

A vitória mais óbvia: Massachussets, estado que seu pai governou e que ele mesmo governou. Não poderia perdê-lo, e não o perdeu.


Mike Huckabee, o Empatado - Total de 190 delegados.

Número de delegados vencidos segundo o Wall Street Journal: 122.

Estados Vencidos: Alabama, Arkansas, Geórgia, Tennessee e West Virginia.

A maior vitória: Vencendo o sul e mantendo-o como sua base, ou seja, a base essencial do partido republicano, Huckabee tem por maior vitória seu maior estado, a Geórgia.

A maior derrota: Huckabee vence a essência do partido republicano, e compete em outros estados, mas perdeu com apenas 1% dos votos ao seu favor no estado conservador de Utah.

A vitória mais emocionante: Não a considero a mais emocionante, apenas a mais próxima, em West Virginia.

No comments: